A Volkswagen bem que tentou fazer surpresa mas foi flagrada pela carplace logo em agosto de 2013 com seu VW UP saindo fresquinho de Fábrica e andando pelas ruas de Taubaté – SP. O novo Volkswagen estava previsto para ser lançado este mês de outubro porém o lançamento do VW Up! foi adiado para fevereiro de 2014.
Veja algumas fotos do Carrinho da Volks:
Olhando atentamente as fotos, percebe-se que os carros já são os fabricados em Taubaté (SP). É possível notar, por exemplo, algumas modificações que o modelo brasileiro recebeu em relação à versão europeia, como a tampa traseira de aço (lá fora ela é totalmente de vidro) e as janelas traseiras convencionais que abrem para baixo (em oposição às janelas basculantes do Up! original). A principal mudança no projeto, porém, está no tamanho do carro. Fala-se nos corredores da fábrica que engenharia brasileira alongou em cerca de 20 cm o comprimento do compacto, contadas mudanças na distância entre-eixos e no balanço traseiro.
O crescimento na carroceria se faz necessário porque por aqui o Up! será o único carro de muitas famílias, enquanto na Europa ele serve aos jovens ou como segundo carro da casa. No Brasil o hatch foi homologado para cinco ocupantes, com direito até ao terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. As alterações no projeto incluíram o reposicionamento do tanque de combustível (tanto que a posição do bocal difere do modelo europeu) e rearranjo do banco traseiro. No fim, a capacidade do porta-malas deverá ser ampliada em cerca de 30 litros, chegando a totais 280 l.
Reclamações
Todo mundo reclamando antes do carro vier, já estão falando sobre preços e fazendo cotação. Já estão afirmando sobre o porta malas, primeiro o Up! brasileiro usa a mesma plataforma modular para carros sub compactos do grupo Alemão, só isso já deixa os concorrentes defasados, pois é uma arquitetura moderna e copiada pela concorrência, usará motores modernos, pois virão os 1.6 e 1.6 16v também feitos de alumínio.
Esquecem outro detalhe importante, mencionam acabamento, pelo o que sei todos os modelos da Volkswagen possuem acabamento igual da concorrência, sendo que o acabamento do Fox é superior por exemplo ao do HB20 tão elogiado. Porém além do acabamento serem no mesmo patamar da concorrência, os carros da Volkswagen possui construção muito superior a eles e quem diz isso são os especialistas da área, que desmontam carros, e isso conta muito, por isso é muito mais fácil ver modelos Volkswagen antigos rodando por ai que Fiat. Ela tem o defeito dela tem, mas o povo é tão sem noção que parece que vivem a décadas.
Falam em preço, como se os modelos da Volkswagen fosse sempre os mais caros, hoje os preços estão praticamente nivelados pelos carros concorrentes, e vem dizer que simplesmente sempre são os mais caros? A Fiat é considerada barata por que para cada modelo, existe, milhares de versões, dando uma impressão errada de que ela seja barata, já que os modelos da Volkswagen possuem versões mais enxutas.