A drenagem linfática é uma técnica de redução de medidas bastante popular. Foi desenvolvida pelo dinamarquês Vodder e por sua esposa Estrid, em 1932. O seu objetivo principal é estimular o sistema circulatório, melhorando o retorno venoso e eliminando toxinas, que ingerimos através de alimentos e se acumulam na linfa.
Sistema Linfático
É uma rede bastante complexa de vasos e estruturas chamadas de nódulos linfáticos, que transporta a linfa acumulada nos tecidos de volta para o sistema circulatório. Os objetivos principais do sistema linfático são:
- Remoção de fluidos que ficam acumulados de maneira excessiva no organismo;
- Absorver os ácidos graxos;
- Produção de células como os linfócitos, monócitos e plasmócitos, que auxiliam na defesa do nosso corpo contra agentes invasores;
Distúrbios nesse sistema podem resultar em sérias patologias como a elefantíase, onde ocorre infecção dos vasos linfáticos e acúmulo de linfa nos membros inferiores. Ou também pode causar a famosa celulite, que além dos nódulos de fibrose, ocorre o acúmulo de líquidos entre as células adiposas, dando o efeito “casca de laranja”.
Como Fazer
A técnica é simples de fazer, mas exige alguns conhecimentos prévios como a localização dos gânglios linfáticos. Também conhecidos como linfonodos, os gânglios são pequenos órgãos por onde passa a rede linfática, levando a linfa para ser filtrada até ele. O trabalho da drenagem linfática é apenas potencializar o trabalho que o nosso corpo já faz.
A técnica da drenagem visa levar os líquidos em excesso para serem filtrados e dessa forma eliminando toxinas e o melhor de tudo: reduzindo medidas. A massagem deve ter sempre a direção de baixo para cima em membros inferiores e superiores. Nos inferiores, os líquidos devem ser levados para a região posterior do joelho e em direção à virilha, já nos braços, o movimento tem que ser direcionado para as axilas. São nessas regiões que se localizam os gânglios, além de outros como o ducto torácico (na região medial logo acima do abdome e logo abaixo dos seios) que é o principal do corpo.
Você também poderá encontrar nos centros de estética uma drenagem um pouco diferente, realizada com o auxílio do bambu. Os efeitos são os mesmo, mas realizar a técnica com esses artefatos se torna mais prática, podendo você mesmo realizá-la no conforto de casa, sem precisar marcar horários, enfrentar trânsito e sair da sua agenda.
Se você quer evitar as gorduras localizadas, a celulite e melhorar o seu sistema imunológico, a drenagem não vai fazer o trabalho sozinha. A velha dupla dinâmica – alimentação e exercícios – com certeza te darão resultados bem rápidos e eficazes. Uma boa alimentação fará as barreiras do seu sistema imunológico ficarem altamente resistentes e o exercício, melhorará a sua circulação, tanto a sanguínea quanto a linfática.