"SEVEN CG" E "SAGA" Cursos "Meia Boca" e Preços Exorbitantes

Se você pretende fazer algum curso nestas duas empresas Seven CG ou Saga, tome muito cuidado, pois você poderá fazer um péssimo investimento e seu futuro profissional pode estar comprometido com o péssimo material didático e ensino “meia boca” que esta empresa oferece para seus alunos.

Meu nome é Rodrigo e um belo dia ao passar em frente ao prédio da Seven em Duque de Caxias fui abordado por uma jovem muito simpática e bonita por sinal que me perguntou se eu queria conhecer os cursos de designer e animação da Seven.

Como eu me interesso pelo assunto, mas sou meio leigo resolvi entrar e conhecer a empresa, que para minha surpresa possui uma estrutura muito boa  aparentemente, o ambiente é aconchegante com computadores da DELL, paredes com fotos de trabalhos gráficos feitos supostamente pelos alunos da Seven e coisa e tal.

Mas até aí nada que eu não tenha visto em outras empresas do gênero, pois para se vender o peixe qualquer um pode apresentar o melhor marketing possível quero ver depois é o conteúdo e qualidade se eles fazem jus ao que apresentam na fachada.

Bom, logo de cara ao entrar na empresa me apresentaram um atendente que pelo visto deveria ser um dos supervisores ou gerentes da empresa, agora não me recordo muito bem o nome dele, o mesmo me apresentou a sala de video game ou recreação “onde os alunos fazem um espécie de pausa para relaxar” só que relaxar jogando “Playstation 2 desbloqueado com jogos piratas”.

Dali em diante minha boa impressão com a empresa começou a diminuir a medida em que eu ia sendo apresentado as outros departamentos da empresa, logo ao subir a escada o supervisor da Seven me mostrou uma foto de uma espaçonave muito bem feita por sinal num fundo preto cheio de estrelas, e logo percebi que era uma das cenas do filme da Lucas Arts, porém o supervisor me garantiu que quem fez aquela ilustração foi um aluno da Seven.

Depois vi outras ilustrações inclusive do novo jogo da Capcom com a imagem dos personagens de Street Figther iV literalmente Kibada do Xbox 360, e o camarada teve a cara de pau de dizer que foi criada por um dos alunos formados na Seven CG.

Desde então comecei a duvidar da qualidade da empresa mas não questionei em nada o que ele ia me mostrando, só fui ouvindo e analisando, depois disso para tentar me impressionar ele me mostrou um video onde havia uma animação muito bem feita por sinal, porém a animação se tratava de um desenho animado feito pela Disney e ele continuou insistindo que tinha sido criada pelos alunos da Seven.

A partir daí eu ja tinha uma conclusão a respeito da empresa e dentro de mim decidi não ingressar neste curso que vim descobrir agora ser um curso meia boca de quinta categoria e o pior de tudo sendo lecionado por alunos mal formados, mal ensinados que se formam dentro da empresa em 3 anos, o que eu acho muito curto para quem deseja trabalhar com animação.

Veja porque o Curso da Seven é meia Boca e não serve para quem realmente deseja trabalhar na área de Design Gráfico ou Animação:

Depoimento de um Ex-aluno que sentiu enganado pela Seven CG.

Aviso ao leitor: É um texto longo, não consegui escrever em poucas palavras, pois quero que fique claro para quem busca informações sobre essa “escola”.

Minha intenção era fazer curso de web design e como não sei nada nessa área fiz uma busca pela Internet assim como você deve estar fazendo, pesquisa boca a boca com algumas pessoas que eu conheço e são ligadas a informática, acreditei que poderiam me ajudar sobre alguns cursos de web designer no município de Nova Iguaçu-RJ onde eu moro. Em fim fiz tudo que pude no que diz respeito à pesquisa e a minha escolha foi a Seven CG. Encontrei opiniões favoráveis e outras nem tanto fiz um balanço e a maioria falou bem.

Fui até a unidade da Seven de Nova Iguaçu conhecer a estrutura, pois pelas fotos e vídeos disponíveis na Internet fiquei bastante impressionado. E realmente é uma boa estrutura. A Seven CG também tem parcerias interessantes que causa uma boa impressão a quem pretende ingressar nos estudos para ser um profissional de designer gráfico, de web ou animação.

seven-cg2

A vendedora que me atendeu foi muito simpática e cumpriu seu papel direitinho. A seven contrata profissionais de vendas para que convença as pessoas a se matricular no curso. A tática deles é parecida com as de empréstimo bancário, planos de telefonia móvel entre outros que você vê ai pelas ruas, contrata jovens para atuar na rua entregando folhetos e tentando efetuar uma pré-venda e quando esse jovem consegue fazer essa pré-venda na rua à pessoa é encaminhada a unidade da Seven para conhecer a estrutura do curso e após isso é redirecionada ao vendedor que fala sobre as parcerias, oportunidades de estágio que a Seven  oferece a seus alunos e os trabalhos realizados por alunos (hoje tenho minhas dúvidas em relação a esses trabalhos). A vendedora lhe apresenta valores absurdos de matrícula e material didático para valorizar o curso, mas como eles sabem que a pessoa não vai bancar aquele valor e vai contestar, pois o custo mensal é igual ou superior a uma faculdade de design, é ofertada uma suposta bolsa de 60% onde o valor do curso fica em torno de R$200,00 e o material didático que é um valor estratosférico fica de graça. Isso induz a pessoa a achar que é bom negócio.

Fiz a matricula acreditando estar ingressando em um ótimo curso, pois o material apresentado como portfólio impressiona a quem esta iniciando. E assim assinei o contrato sem dar muita importância às clausulas contratuais que são prisionais e com uma taxa de quebra de contrato absurda, esse foi um grande erro de minha parte, confiei cegamente no que foi apresentado acreditando que não iria ficar decepcionado. Não pedi pra ver qual o material didático fornecido e a grade curricular.

O curso começa com a formação em Designer gráfico como informado no site, passando pelo módulo de Illlustrator, Photoshop e InDesign. E ao final você fica feliz acreditando ser um designer gráfico e sendo encorajado o tempo todo como tal em sala de aula. Como muita gente não sabe nem a diferença de design para designer e muitos saem dali sem saber essa diferença ficam todos felizes achando que com o que aprendeu no curso faz dele um designer gráfico.

Eu estaria muito feliz fazendo esse curso da Seven CG se não fosse por um detalhe. Eu não entrei leigo sobre a área de atuação de um designer gráfico eu já tinha uma noção sobre a profissão.

Fiz um curso de Editor Gráfico no SENAC-RJ e foi me dado uma boa noção de Photoshop, CorelDraw e InDesign e dicas de sites e blogs sobre design gráfico. Com isso aprendi e aprendo muito com profissionais que compartilham seu conhecimento através de blogs e redes sociais.

Frequentei o curso durante um mês estudando o módulo Photoshop, e esse felizmente é o programa de edição de imagem que tenho maior conhecimento, e pude avaliar o conteúdo didático, teórico e pratico aplicado. Conversei com alunos que entraram no início da turma e já tinham passado por illustrator estando na metade do curso de design gráfico. Perguntei sobre impressão, pré-impressão e acabamentos, para minha surpresa não sabiam nada, pois foi ensinada a funcionalidade de ferramentas do Illustrator acompanhada de exercícios e como fechar um arquivo simples para enviar para gráfica. Mais é uma passagem tão rápida sobre o tema, que ao final do modulo de designer gráfico a maioria já não se recorda.

Ex-alunos podem se tornar professor da Seven CG e ai tem professores sem vivência profissional nenhuma nessa área e isso resulta em má qualidade de ensino. E eu não aceito pagar um valor alto para um cara que acabou de levantar da cadeirinha de aluno e vir me ensinar. A mas o cara pode ser muito bom!

Sim pode mas quantos vocês vêem acontecer isso? Eu corrigi e dei dicas de PS para o professor que me deu aula lá, contestava posições dele em relação ao programa e ele fugia. Falei sobre Alexandre Keese e ele não conhecia e tem como referência o Estúdio Pirata para o Photoshop. Esse profissional não tem minha credibilidade. Nada contra o Estúdio Pirata o trabalho dos caras é bem legal, porém é uma referência boa para iniciantes, um profissional de ensino deve ter como referências profissionais em patamares acima.

Voltando ao curso. Ele tem duração de 02 anos e meio que é o mesmo tempo de um tecnólogo em design gráfico. O material didático oferecido é uma apostila de cada programa de edição com um conteúdo muito fraco. Você encontra material muito superior no jornaleiro da esquina e vai pagar um valor bem menor por ele. A qualidade do material impresso é horrível se eles gastassem menos com publicidade e propagando e mais com qualidade de ensino seria proveitoso para ambos os lados. São 02 aulas por semana com duração de uma hora e meia cada aula, é uma aula corrida onde se atropela as fases de aprendizagem os trabalhos feito em aula muitas das vezes ficam incompletos, portanto meus amigos esse formato de curso nunca vai ser bom. O que a Seven CG mostra na mídia não corresponde com a realidade do curso.

Uma escola que é realmente boa tem profissionais de destaque atuando no mercado e esses profissionais vão construir seus portfólios, muitos vão ser freelancer e vão colocar sua formação seja no blog ou em um site e isso faz com que você encontre facilmente profissionais que se formou nessa escola. Agora experimente fazer uma busca no Google e veja quantos profissionais com um bom portfólio que se formou na Seven você encontra.

Os trabalhos bons que você encontra na net são apresentados pela própria Seven CG, eu vi que o aluno que cria um bom design e uma boa ilustração faz faculdade relacionado ao design e tem toda a base teórica dada na faculdade. A Seven é como se fosse um curso de reforço, ou seja, você aprende a manusear o programa, alguns alunos que são bons desenhando até fazem umas artes digitais bonitinhas, mas isso não faz dele um designer, esta muito longe disso.

O trabalho da Seven CG de SEO é bom, o marketing é bom, os vendedores são bons, a estrutura do curso é boa, só que o curso é uma M&#%@.

Se você tem grana sobrando e pode bancar curso na Seven vá em frente o custo é alto e o que você aprende na Seven é muito pouco para o preço que se paga. Mas o dinheiro é seu e você o emprega da forma que achar melhor.

A minha dica pra quem não tem dinheiro sobrando é: Faça um esforço para fazer faculdade, invista em livros, leia muitas revistas e blogs, a internet é uma ferramenta poderosa para aprendizagem, busque fóruns,  lá você consegue conversar com profissionais da área pode tirar dúvidas e trocar informações assim como nas redes sociais, youtube, facebooktwitter, linkdindeviantartcgsocietypinteres são muitos e fonte de pesquisa é o que não falta.

Se não tem grana para faculdade tente o FIES ou procure um curso onde as clausulas contratuais não são prisionais e absurdas. Corra da Seven Computação Gráfica.

Vou deixar aqui um link para você fazer Faça uma comparação do conteúdo que é passado em uma faculdade (tecnólogo) de 2 anos e meio e o que é passado na Seven CG no mesmo tempo de curso.

Removi o link, pois alguns funcionários da Seven estavam levantando suspeita do texto ser encomendado pela concorrência como podem ver em um comentário.

O link que eu postei foi da universidade que me matriculei, e usei a grade curricular como parâmetro de comparação de ambos os curso.

Blog do Ex-Aluno: www.buscandoosaber.com.br

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.