Quem são os Black Bloc: O que fazem, ideologia e missão

De acordo com o site WikiPedia os Black bloc (do inglês black, negro; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferentemente de block: bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, caracterizada pela ação de grupos de afinidade mascarados e vestidos de preto que se reúnem para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment e as forças da ordem. Esses grupos são estruturas efêmeras, informais, não hierárquicas e descentralizadas. Unidos, adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades públicas e privadas.

Quem são os Black Bloc

Quem são os Black Bloc

As roupas e máscaras pretas, que dão nome à tática, visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso bloco.

Black Blocs diferenciam-se de outros grupos anticapitalistas por frequentemente realizarem ataques à propriedade privada, como forma de chamar a atenção para sua oposição ao que consideram símbolos do capitalismo, às corporações multinacionais e aos governos que as apoiam. Um exemplo desse tipo de ação foi a destruição das fachadas de lojas e escritórios do McDonald’s, da Starbucks, da Fidelity Investments e outras instalações de grandes empresas no centro de Seattle, em 1999, durante as manifestações contra a conferência de ministros de países integrantes da Organização Mundial do Comércio (OMC)

As manifestações no Brasil e a atuação dos Black Bloc. 

Na onda de protestos atual alguns grupos têm chamado a atenção pela atuação violenta. Em destaque, estão os  Black Blocs, grupos temporários formados por anarquistas. Eles se vestem de preto e usam máscaras para garantir o anonimato.

“Lembre que o que eles fazem conosco todos os dias é uma violência”, afirma um manual para grupos do tipo divulgado no Facebook. Nas redes sociais, integrantes de Black Blocs compartilham conteúdo relativo às suas ideias e ações.

Black Block Brasil

Cerca de 15 mil pessoas já curtiram o Black Bloc Brasil, grupo ligado ao tema criado em 2012 no Facebook. Afoto de capa da página mostra manifestantes quebrando a estação de metrô Trianon, em São Paulo. Em outra imagem publicada recentemente no grupo,manifestantes queimam uma bandeira do Brasil.

Outra página ligada ao movimento é a Black Bloc Rio, que conta com cerca de 3 mil fãs. O último vídeo postado no grupo mostra imagens que teriam sido gravadas por volta das 20h de ontem perto do Sambódromo do Rio. Nelas, pessoas atacam com rojões e pedaços de pau um caveirão, veículo blindado usado pela Polícia Militar do Rio.

Os Black Blocs também estão presentes em outras partes do mundo, como o Egito. Um vídeo relacionado ao tema divulgado pelo Youtube resume bem o espírito desse tipo de iniciativa: “Os ativistas de Black Bloc não são manifestantes. Eles não estão lá para protestar”.

Eles se distinguem de dois outros tipos de Blocs: os Pink Blocs, que fazem passeatas pacíficas e divertidas, como a Parada Gay, e os White Blocs, que promovem passeatas pacifistas, inspirados por Gandhi.

Assista aqui a Black Bloc – Introdution, vídeo muito compartilhado nos grupos ligados ao tema. Está em inglês:

 

Veja também as imagens do ataque a um caveirão nas manifestações de ontem no Rio:

Ideologia dos Black Bloc

Os grupos Black Bloc se constituem principalmente de anarquistas e integrantes de movimentos afins ( anticapitalistas e anti-globalização), que se organizam em conjunto para determinada ação de protesto. O objetivo pode variar em cada caso, mas, em termos gerais, trata-se de expressar solidariedade diante da ação repressiva do Estado e de veicular uma crítica, segundo a perspectiva anarquista, acerca do objeto do protesto no momento.7

“Não somos violentos, jamais atacamos pessoas”, protestam os “veteranos” do bloco. “Não é violência destruir os símbolos do capitalismo selvagem, da exploração, da globalização” – lojas, caixas automáticos, carros de luxo. Nunca andam armados. Objetos simples, muitas vezes encontrados pelo caminho, são transformados em armas improvisadas (pedras, extintores de incêndio, placas de trânsito, vergalhões de aço encontrados em canteiros de obras). O importante é ser imprevisível, incontrolável e visível apenas no breve momento da ação, graças à inconfundível máscara e às roupas pretas

E você o que acha dos recentes episódios envolvendo black bloc, deixe sua opinião, comente!