REVISÃO DA APOSENTADORIA 2013-2014 INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte) não devem procurar as Agências da Previdência Social para solicitar a revisão determinada pela Justiça (Ação Civil Publica nº 0002320-59.5012.403.6183/SP). Também não devem procurar o atendimento eletrônico do Instituto, pois os procedimentos para aqueles que fazem jus à revisão serão automáticos.

Os segurados que têm direito ao reajuste ou a valores atrasados receberão uma carta em suas residências informando a data e o valor a ser pago. O INSS ainda está estudando o prazo para o envio dessas cartas, que ocorrerá provavelmente a partir de janeiro de 2013.

Quem tem direito – Os beneficiários que têm direito à revisão são aqueles cujos benefícios por incapacidade foram concedidos entre 1999 e 2009. É que, na época, o valor dos benefícios foi calculado levando em conta 100% dos salários de contribuição, quando o certo seria 80% dos maiores salários de contribuição, ou seja, foram considerados os 20% menores salários de contribuição.

Essa forma de calcular o valor do benefício prejudicou alguns segurados, principalmente aqueles que tinham menos de 144 contribuições de julho de 1994 à data da concessão do benefício.

Os segurados que tiverem alguma dúvida podem ligar na Central 135.


Os segurados da Previdência Social que terão os seus benefícios por incapacidade revisados serão notificados pelo INSS. O instituto irá enviar, a partir de janeiro de 2013, uma carta para quem tem direito à revisão. 


Os segurados não devem procurar agências da Previdência Social, nem o atendimento eletrônico do INSS, pois o direito à revisão será reconhecido automaticamente. Os benefícios por incapacidade que serão revisados são aqueles concedidos entre 1999 e 2009.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.