REDETV! CONTINUA DEVENDO FGTS E DIREITOS A ANTIGOS FUNCIONÁRIOS

A Rede Manchete, que completaria 30 anos no próximo dia 5 de junho, recebe nesta mesma data, uma homenagem na UERJ. Às 19h, no auditório 91 do campus Maracanã da universidade, ocorre a estreia do documentário Aconteceu, virou Manchete!. 

O endereço da instituição é Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 9° andar, Bloco F, Maracanã, e a exibição é gratuita.

Com 80 minutos de duração, o filme será exibido no dia em que a TV Manchete completaria 30 anos, resgatando os principais momentos históricos da emissora, que são narrados pelos próprios personagens que lá estiveram. “Aconteceu, virou Manchete!” é o primeiro registro audiovisual sobre a trajetória de uma das maiores redes de televisão do Brasil.

Artistas como Lucinha Lins, José de Abreu, Tonico Pereira e Bemvindo Sequeira participame dão seus depoimentos sobre programas e novelas que marcaram época. Maurício Sherman explica como descobriu Xuxa e Angélica, além da briga com Bloch para iniciar a dramaturgia da emissora.

Algumas curiosidades estão entre as informações divulgadas no filme. A novela Pantanal, que venceu o ibope da Globo ultrapassando os 40 pontos de audiência. No jornalismo, marcaram época os telejornais comentados e as coberturas históricas, como a do primeiro carnaval na Marquês de Sapucaí. Alberto Léo comenta sua experiência em ter trabalhado com João Saldanha e da cobertura das Copas e Olimpíadas.

Aconteceu, virou Manchete!  também aborda polêmicas, como as diversas crises da emissora, extinta em 10 de maio de 1999. A retirada da TV do ar pelo sindicato dos radialistas também é contada.

O documentário, com entrada gratuita, é uma realização dos estudantes de jornalismo da Uerj, com direção de Fernando Borges e contou com a colaboração de muitos ex-profissionais da Manchete, que viram no documentário a oportunidade de terem um pouco da “TV de Primeira Classe” de volta. Luiz Santoro, que foi âncora do Jornal da Manchete, falará antes do filme sobre a experiência de trabalhar na emissora.

No ano passado, a RedeTV! passou por uma grave crise, tanto de audiência como financeira.

No Facebook, supostos ex-funcionários, que não tiveram seus direitos trabalhistas pagos pela emissora, criaram uma página, a “RedeTV! me deu calote”.

O criador do perfil diz: “Um espaço para mostrar a sociedade que a RedeTV faz televisão SEM PAGAR os direitos trabalhistas de quem dá o sangue e o suor para tentar manter essa emissora no ar”. Os criadores pedem para que a presidente do Brasil, Dilma Rouseff, intervenha e obrigue o canal a pagar o que deve para tais profissionais.

Eles também acusam o Recursos Humanos da RedeTV! de mentir para ex-funcionários: “Durante meses o RH da RedeTV! induziu a nós, ex-funcionários a “esperar’, dizendo que a empresa estava acertando as contas e que deveriam nos pagar antes que vencesse o prazo de entrada no Seguro Desemprego. O prazo venceu, dezenas perderam o acesso ao seguro desemprego e estão se endividando para manterem suas famílias, já que Amilcare [Dallevo, presidente] e Marcelo de Carvalho [vice] estão sonegando os nossos direitos, bem na cara da sociedade!”.

Até o fechamento desta matéria, a página contava com 225 curtidas, além de vários posts compartilhados. As mensagens também são divulgadas no Twitter.

Procurada pela reportagem do NaTelinha, a assessoria de imprensa da RedeTV! ainda não se manifestou, até por estar em um horário fora do expediente normal.

Caso a emissora se posicione posteriormente, o site seguirá no caso.

Serviço

Nome: Exibição do documentário Aconteceu, virou Manchete!

Dia: 05 de junho de 2013.

Horário: A partir das 19h

Local: Auditório 91 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Rua São Francisco Xavier, 524 – Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 9° andar, Bloco F, Maracanã.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.