Preços dos Ovos de Páscoa 2013 estão 6% mais caros este ano

Dos 28 milhões de ovos de chocolate produzidos pela Lacta, líder no mercado, 11% são destinados ao Nordeste

Nos próximos 15 dias, até antes do Carnaval, os consumidores cearenses já poderão se deparar com lojas de prateleiras e parreiras repletas de ovos de chocolate. É o calendário apressado de 2013 trazendo mais cedo as datas comemorativas do começo do ano que adianta também os 100 novos produtos lançados para a Páscoa deste ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Só dos 28 milhões de ovos produzidos pela Lacta – líder deste mercado com 37% de market share – para 2013, 11% são destinados ao Nordeste. A empresa projeta aumento dos preços entre 5% e 6% neste ano.

Antes mesmo do Carnaval, já será possível encontrar os produtos nas lojas FOTO: TUNO VIEIRA

“Hoje, não é possível estabelecer qual estado desta região tem mais participação, pois todo o Nordeste é visto como comercialmente aquecido”, afirmou a gerente de Marketing Páscoa da empresa, Renata Claro.

No ranking geral, os nordestinos estão na terceira posição no que diz respeito do volume comercializado pela Lacta, atrás de São Paulo (43%) e o Sul do País (25%). Já sobre os preços, a executiva disse ter um reajuste entre 5% e 6%, o qual acompanha a inflação registrada entre 2012 e 2013 no País.

Estabilidade no mercado

Para 2013, o vice-presidente de chocolate da Abicab, Getúlio Ursulino Neto, disse esperar manter estável os números do setor, os quais registraram o consumo de 80 milhões de ovos em todo o País, além do impacto na geração de empregos. “Estes números mostram que o mercado de chocolate neste período se manteve estável em relação à 2011”, lembra. Segundo o executivo, a data representa o “13º mês” da indústria de chocolates.

Apostas e crescimento

Na Lacta, dentre os quinze novos lançamentos do mix de ovos que possui, a executiva destacou a nova edição do Diamante Negro (no formato de diamante), uma edição de ovos com camada tripla, a Lacta Bombons e os ovos com brindes do jogo Angry Birds. É com eles que a marca espera atingir os 4% de crescimento horizontal estimado para o investimento, as vendas e o consumo da marca em 2013.

“A nossa expectativa é bastante positiva. A Lacta não provê crescimento reduzido em função da crise do ano passado, mas alinhamos com o que aconteceu nos anos anteriores”, declarou Renata Claro.

Consumo de chocolate

O vice-presidente de chocolate da Abicab ainda ressalta a possibilidade de o consumo do chocolate aumentar entre os brasileiros ancorado no aumento da renda da população. Segundo dados da associação, atualmente, uma pessoa chega a comer 2,2kg no ano, enquanto há três anos era de 1,65kg.

Novidades

Na manhã de ontem, as 11 marcas associadas à Abicab anunciaram as novidades delas para a Páscoa 2013. Dentre as maiores, a Cacau Show disse ter 52 novos ítens para o período, enquanto a Nestlé destacou, dentre os 10 novos produtos, a edição do ovo de páscoa da marca Lollo e o Alpino de colher.

A Top Cau anunciou oito lançamentos e a Garoto, dentre os 10 novos ovos, chamou atenção para o Garoto Seleção Brasileira e o Talento Coco e Castanha do Pará. Ainda no evento, a Kopennhagen lançou mais 10 ítens junto da marca irmã Brasil Cacau, que apresentou 25 outros.

Na lista, ainda estiveram as marcas Visconti, Bauducco e Hershey´s, as quais investirão em produtos relacionados à época do ano, como a Colomba Pascal, e produtos já característicos delas, como a linha Kisses.

Supermercado

Nas lojas do Extra e do Pão de Açúcar, os primeiros ovos de chocolate da marca Qualitá, da empresa, já começaram a chegar, segundo a assessoria de imprensa do grupo. Após o Carnaval, as parreiras começarão a ser montadas. A expectativa é aumentar as vendas em 7% em comparação ao mesmo período de 2012.

Em relação a venda de tabletes de chocolate, candie bars individuais e, também, waffers cobertos com chocolate, a expectativa é que haja um acréscimo de vendas de 10%.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.