Por quê a internet do BlackBerry é mais cara que a de outros celulares

Você porquê você paga mais caro para navegar num blackberry do para navegar num Iphone por exemplo? De acordo com as principais operadoras de telefonia no Brasil os pacotes de dados para blackberry são uma excessão devido a rede da RIM, ou seja, tudo o que você faz online tem que passar pela rede de dados da Empresa Canadense.

Em vez de pacotes por bits transferidos ou tempo de conexão, os dois métodos mais comuns, os planos para BlackBerry são separados por perfis: um para quem usa mais e-mails; outro para quem acessa mais redes sociais, por exemplo.

blackberry+internet

Daí então vem a explicação de por quê a internet do BlackBerry é mais cara que a de outros celulares.

“O BlackBerry é diferente porque tem que passar pela rede da RIM, tem algumas restrições de uso da internet. Para um usuário pesado de internet, não recomendamos o BlackBerry, porque ele tem limitações. Alguns conteúdos não passam pela rede da RIM, no Canadá, e acabam sendo cobrados fora do pacote, como se fosse um Mbyte avulso” explica Roberto Guezburger, diretor de segmentos da Oi.

“Para quem usa muito e-mail, mensagens e redes sociais, ele é a melhor solução, até pela proteção de dados pessoais que oferece. Ele não inclui alguns tipos de acesso a determinados sites”, completa Roberto. Um exemplo é o YouTube, quase nunca incluído nos planos para BlackBerry.

APLICATIVOS

Outra diferença no universo BlackBerry: a RIM também não considera que os aplicativos para smartphones sejam essenciais quando se fala de internet móvel -ao contrário de seus rivais iPhone e celulares com Android, que investem pesado em aplicativos.

“Você não precisa transformar a web num aplicativo. Eu não preciso de um aplicativo do YouTube para ir até o YouTube”, disse Jim Balsillie, executivo-chefe da RIM, na Web 2.0 Conference, que aconteceu em San Francisco no último dia 16.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.