Nono Dígito agora funciona no Interior de São Paulo

A ativação do nono dígito no interior de São Paulo nas áreas atendidas pelos DDDs 12 a 19, foi implantada neste domingo (25), e o formato exigiu modificações nas redes e sistemas das operadoras, informou o SindiTelebrasil.

 

A partir de domingo (25), as cidades do interior de São Paulo com DDDs 12,13, 14,15, 16, 17,18 e 19 adotarão o nono dígito, que deve ser acrescentado à esquerda do número do celular, a exemplo de como aconteceu na capital paulista, em julho do ano passado.

 

Os usuários de telefone fixo e móvel devem acrescentar o 9 ao ligar para celulares de São Paulo, mas haverá um período para se adaptar e, no início, ligações com oito dígitos serão completadas e os usuários receberão mensagens com orientação correta sobre a discagem.

 

Em outubro será a vez do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (27 e 28), a previsão é que até o fim de 2016 todo o Brasil adote a medida da Anatel, que promete disponibilizar mais números de celular.

Com a mudança, é necessário adicionar o 9 antes do número para realizar chamadas e enviar SMS, mas nessa primeira fase, as ligações com oito dígitos serão automaticamente completadas.

Os novos números habilitados na região a partir de domingo (25) terão o dígito adicional, e os pedidos de portabilidade seguirão a mesma regra. A agenda com os contatos deve ser alterada pelos próprios usuários, mas alguns smartphones dispõem de aplicativos que facilitam a tarefa.

Agenda

A inclusão do nono dígito começou em julho do ano passado no DDD 11, na região metropolitana de São Paulo. Nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, a mudança ocorrerá no dia 27 de outubro deste ano. Até dezembro de 2014 se estenderá ao Norte do País, em 31 de dezembro de 2015 ao Nordeste e Minas Gerais e até 31 de dezembro de 2016 às regiões Sul e Centro-Oeste e nos Estados de Tocantins, Rondônia e Acre.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.