Maior HD do Mundo é da IBM e possui 120 petabytes

Imagine um HD com capacidade para guardar cerca de 24 bilhões de músicas em MP3? Este é o número estimado de arquivos em MP3 que o novo sistema de armazenamento de dados de 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) fabricado pela IBM pode guardar. O novo sistema pode ser considerado o maior do mundo, pois o que tinha mais capacidade de armazenamento produzido até hoje era de apenas 15 petabytes.

Maior HD do Mundo é da IBM e possui 120 petabytes

hd-ibm

O super HD foi construído com 200 mil discos rígidos comuns e montado no laboratório de pesquisas da IBM, na Califórnia. O sistema foi feito à pedido de um cliente não identificado, que pretende usá-lo com programas complexos de simulação de fenômenos naturais. Espera-se que o sistema consiga armazenar cerca de 1 trilhão de arquivos.

– Esse sistema de 120 petabytes pode parecer um pouco exagerado e fora da realidade agora mas, daqui a alguns anos, talvez todos os computadores que simulam sistemas de controle de mudanças climáticas serão assim – disse Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista ao site Technology Review.

Um dos grandes desafios dos pesquisadores da IBM é tentar evitar falhas, comuns em sistemas com muitos discos rígidos, que podem corromper os dados dos arquivos.

– A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que um disco pare de funcionar – explica Bruce.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.