Veja a explosão cósmica mais brilhante já capturada

A Nasa divulgou um vídeo que mostra uma explosão de raios gama. O evento aconteceu em uma galáxia distante e foi registrado no começo do ano por telescópios espaciais. Recentemente, os cientistas confirmaram que essa foi a explosão mais brilhante já vista.

Explosões de raios gama são as mais luminosas no universo. Acontecem quando o núcleo de uma estrela fica sem combustível, entra em colapso e forma um buraco negro. O buraco negro, em seguida, gera um jato de partículas que viajam a velocidade da luz.

Veja a explosão cósmica mais brilhante já capturada

Veja a explosão cósmica mais brilhante já capturada

Paul Hertz, diretor de astrofísica da Divisão de Washington da Nasa, disse em nota que um evento como esse acontece apenas uma ou duas vezes por século. A explosão foi captada pelos telescópios espaciais Swift e Fermi.

Os cientistas acreditam que a estrela possui uma massa de 20 a 30 vezes superior à do Sol. A explosão teria durado menos de um minuto. Mas a luz demorou quatro bilhões de anos para chegar à Terra.

O centro da estrela foi engolido por um buraco negro, liberando muita energia na explosão de raios gama. Uma onda de explosão fez com que a estrela se expandisse e criasse uma supernova.

A radiação gerada pela explosão não oferece perigo ao planeta Terra, pois a energia não seria capaz de atravessar a atmosfera do planeta com intensidade. Mas caso a explosão acontecesse a uma distância de mil anos luz, a radiação poderia danificar a camada de ozônio, com consequências graves para a vida na Terra.

Os cientistas da Nasa afirmam que a Terra já sofreu os efeitos de explosões semelhantes a milhões de anos atrás. Mas dizem ser improvável que uma explosão de raios gama destas dimensões alcance a Terra em breve.

Veja o vídeo que mostra a explosão abaixo:

 fonte: Info

Termos:

  • Veja a explosão cósmica mais brilhante já capturada
  • Explosões Cósmicas
  • Explosões no Universo