ESTABELECIMENTOS QUE ABREM E FECHAM NO CARNAVAL RJ 2013-2014

O Carnaval é talvez a data mais aguardada do ano para muitos brasileiros. E no Rio de Janeiro, que receberá milhares de turistas, que vão curtir os blocos de rua e a Marquês de Sapucaí, sobretudo, um esquema de funcionamento especial, principalmente para o transporte público, foi montado para os foliões. Confira o que abre e o que fecha na capital fluminense.

 

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências não funcionarão nos dias 11 e 12 de fevereiro, a exemplo do que já ocorreria no final de semana. Contas de consumo, carnês e títulos com vencimento ao longo do Carnaval podem ser pagos sem multa e juros no dia 13, Quarta-Feira de Cinzas, quando os bancos abrem a partir das 12h.

 

Metrô
O Metrô Rio circulará em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta-feira às 23h de terça-feira – com extensão até às 2h de quarta-feira nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. A partir do meio-dia de sábado, os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 5h do sábado seguinte (16) e as 23h do domingo (17) para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

 

SuperVia
Os trens também terão esquema especial de funcionamento para levar os foliões de volta para casa depois da festa. Nas madrugadas de domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, trens extras partirão da Central do Brasil com destino a Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna, cujas estações funcionarão apenas para desembarque. Durante o dia, o esquema seguirá o modelo de funcionamento de um final de semana comum. Mais informações sobre os horários dos trens da madrugada no site da SuperVia.

 

Barcas
Os foliões também poderão transitar pela baía de Guanabara, entre Rio e Niterói, pela madrugada nos dias de folia. Da Praça XV para a Praça Araribóia, as saídas, nos dois sentidos, serão de hora em hora. No primeiro ponto, da 0h às 5h. Do segundo, da 0h30 às 5h30.

 

Da Praça XV para a Ilha de Paquetá, a operação será normal durante o Carnaval. E com destino a Charitas, em Niterói, o funcionamento, na terça-feira, será de hora em hora. Na quarta-feira, funcionamento restabelecido com as barcas saindo a cada 20 minutos.

 

Para Cocotá, na Ilha do Governador, esquema especial também apenas na segunda-feira com saídas às 8h10, 10h30, 17h30, e 18h40. No sentido inverso, partidas às 7h, 8h, 9h20, 11h40 e 18h40. Para Ilha Grande, a operação será de um final de semana normal. De Mangaratiba, as partidas ocorrem às 8h e 22h. A barca parte da ilha em horário único: 17h30. De Angra dos Reis, a saída será às 15h30 na segunda-feira e às 13h30 nos demais dias do feriado. No sentido inverso, todos os dias, às 10h.

 

Shoppings
O funcionamento é facultativo. Os shoppings centers que optarem por abrirem as portas seguem norma de funcionamento de feriado comum: com as lojas funcionando das 15h às 21h, e as praças de alimentação, das 12h às 21h.

 

Supermercados
A recomendação da Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro é que os estabelecimentos usem do ponto facultativo para o funcionamento. As lojas que estiverem no caminho dos blocos de rua, no entanto, estarão fechadas até a folia passar.

 

Correios
No sábado de Carnaval, as agências que operam, usualmente, funcionam das 9h às 13h. Nos dias seguintes, a agência dos Correios Tom Jobim, no aeroporto internacional, estará aberta das 8h às 15h30. Na Quarta-Feira de Cinzas, funcionamento restabelecido em todas as agências a partir das 12h.

 

Comércio de rua
Recomendação de praxe de todos os feriados, segundo o Sindilojas-RJ: o comércio de rua está autorizado a funcionar, de acordo com os critérios acertados entre patrões e funcionários de cada loja. Estabelecimentos no caminho dos blocos de rua, no entanto, devem fechar as portas, ao menos na passagem dos foliões.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.