O QUE É MASTECTOMIA PREVENTIVA

O que é mastectomia preventiva e que tipos de procedimentos são usados nela?

É a remoção cirúrgica de um ou ambos seios para prevenir ou reduzir os riscos de um câncer de mama. Ela pode ser total ou subcutânea. Na total, o médico remove todo o seio e o mamilo. Na subcutânea, ele remove o tecido mamário, mas deixa o mamilo intacto. Os médicos geralmente recomendam uma mastectomia total porque ela remove mais tecido do que uma subcutânea, dando maior proteção contra o câncer em qualquer tecido restante.

Por que uma mulher deve pensar em fazer uma mastectomia preventiva?

Mulheres com alta chance de desenvolver câncer de mama devem considerar a mastectomia preventiva como uma maneira de reduzir os riscos da doença. Entre os fatores que podem aumentar as chances estão: câncer de mama prévio, que aumenta as chances de desenvolver um novo câncer no seio oposto; histórico familiar de câncer de mama, o que faz da operação opção para uma mulher cuja mãe, irmã ou filha teve câncer de mama, especialmente se elas foram diagnosticadas antes dos 50 anos; e alteração de genes causadoras de câncer de mama, ou seja, quando há um resultado positivo em testes para mutações em certos genes que aumentam o risco de câncer de mama (como o BRCA1 ou o BRCA2).

Quão efetiva é a mastectomia preventiva na redução do risco de câncer de mama?

Os dados existentes sugerem que ela pode reduzir em cerca de 90% as chances de um câncer de mama em mulheres com risco médio e alto.

Quais são as desvantagens da mastectomia preventiva?

Como todas as cirurgias, podem ocorrer complicações como sangramentos e infecções. Além disso, a mastectomia é irreversível e pode ter efeitos psicológicos devido a mudanças na imagem corporal e perda das funções normais dos seios.

Que alternativas existem à mastectomia para reduzir o risco de câncer de mama?

Alguns médicos podem aconselhar monitoramento constante (mamogramas periódicos, avaliações regulares que incluam exame clínico dos seios por um profissional de saúde e autoexames mensais) para aumentar as chances de detectar o câncer em estágio inicial.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.