Como Solicitar o Diploma do Ensino Médio após passar no Enem 2013

Quem escolheu a opção de concluir o ensino médio pelo Enem 2013 terá que efetuar alguns procedimentos e estar dentro de algumas regras do próprio Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio em 2013. As inscrições do Enem começarão a partir de junho deste ano, por tanto os candidatos que optarem por concluir o ensino médio obtendo o certificado de conclusão deverão seguir algumas regras importantes  para que o certificado seja emitido vejam elas:

• Completar 18 anos até o dia da primeira prova do Enem;
• Indicar na inscrição do Enem que deseja obter o certificado de conclusão do ensino médio;
• Obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem e 500 na redação. (Até o Enem 2011 era 400 nas provas objetivas).

A partir do resultado do Enem, o interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a Secretaria de Educação do seu Estado ou os institutos federais credenciados para solicitar o certificado. Nesse caso, são exigidos os seguintes documentos:

• Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
• Comprovante de endereço com CEP;
• Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia e original), se tiver terminado o ensino fundamental;
• Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
• Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedida pela secretaria ou instituição certificadora);
• Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedida pela secretaria ou instituição certificadora).

Veja as secretarias e instituições que emitem o certificado

Os interessados em obter o certificado devem respeitar o horário de atendimento e os procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Com esse diploma também é possível concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Aqueles que conseguiram a pontuação mínima apenas em algumas provas não podem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio, mas podem requerer a declaração de proficiênciaespecífica da área. Assim, no próximo Enem não precisam obter a pontuação nessas áreas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.