COMO CONFIGURAR OUTLOOK PARA NOVA REGRA DE ENVIO 2013

Uma nova determinação do CGI.br (Comitê Gestor da Internet) poderá causar a falha no envio de emails em algumas contas, a partir do dia 1º de janeiro. Trata-se do bloqueio da porta 25, normalmente utilizada como protocolo para envio de mensagens. Os principais prejudicados serão os usuários que usam softwares como o Microsoft Outlook, Windows Mail ou o Apple Mail, por exemplo.


Segundo informações do CGI, o usuário deve configurar seus programas para a porta 587, que é considerada mais segura para o envio de emails. A principal diferença entre as duas é que a porta 257 confere os dados do usuário mediante autenticação (login e senha), antes de enviar uma nova mensagem. Isto dificulta o trabalho de spammers ou crackers, que criam redes zumbis para o disparo de emails com vírus e outros conteúdos.

O número de pessoas afetadas deve ser bem pequeno, uma vez que os usuários de webmail como o GMail, Yahoo e o Hotmail usam estes serviços baseados na nuvem, e já estão totalmente configurados para as novas diretrizes impostas pelo CGI.br.


Quem tiver a configuração antiga, e for impactado pela nova regra, deve ir até a aba “configurações de e-mail” de seu programa de mensagens eletrônicas, e selecionar o item “porta de saída (SMTP)”. O campo deverá ser trocado para 587, ao invés do número 25.

Esta iniciativa do CGI.br tem como propósito diminuir o volume de circulação de spams no Brasil, e entra em acordo com as empresas de telefonia, provedores de acesso à internet e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.