Cogumelo para emagrecer

A todo o momento, o mundo das dietas está sempre trazendo novidades nos mais diversos aspectos. Quando se fala em uma nova dieta que está surgindo ou em um novo alimento que promete milagres, as orelhas de muita gente ficam em pé, prontinhas para ouvir qualquer informação. Afinal de contas todos querem ter o corpo perfeito, mas é preciso correr atrás dos objetivos.

A novidade agora é o cogumelo. Não é que ele em si seja um emagrecedor, mas por suas propriedades nutricionais ele pode substituir alguns alimentos que possuem muito mais calorias. Essa dieta já se tornou a queridinha de muita gente, inclusive de super estrelas como a Katy Perry.

                Existem milhares de espécies de cogumelos espalhados pelo mundo, sendo alguns comestíveis e outros bastante venenosos. No Brasil, os mais conhecidos são o shitake, o shimeji, o funghi, o champignon e o portobello. Eles são ricos em vitaminas e proteínas e em 100 gramas desse alimento você encontra apenas lindas 25 calorias. Dessa forma eles podem substituir a carne vermelha, branca e peixes em algumas refeições. Não é ideal manter essa substituição pois as carnes possuem outros nutrientes que os cogumelos não possuem, como o ômega 3 que é de extrema importância para nossa saúde.shitake

                O Shitake é uma das espécies que pode fazer um excelente trabalho na hora da refeição. Ele consegue trazer uma sensação de saciedade e desta forma inibe a fome fazendo você comer menos. É o cogumelo mais consumido do mundo por ser quase sempre presente nos pratos de vários restaurantes e dar um toque todo especial na refeição. Nativo do leste da Ásia, essa espécie começou a ser cultivada aqui no nosso país nos anos 90.

Possui cerca de 17,5% de proteínas na sua composição e é portador de 9 aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele também pode fazer parte do tratamento e controlar a evolução de diversas doenças como a hipertensão, aumento dos níveis de colesterol, melhora o sistema imunológico, inibe a proliferação de vírus e bactérias e estudos apontam que também previne a formação de tumores.

Outro cogumelo que pode fazer a alegria de muita gente é o shimeji. Ele é rico em vitamina B12, indispensável para a formação do sangue e ainda previne problemas cardíacos e o AVC. Ele possui duas variações conhecidas: o shimeji preto e o branco, que depende da forma de cultivo e variação genética. Apesar de possuir baixo teor de calorias e exames genéticos apontarem para os seus benefícios no combate contra o câncer e o colesterol elevado, ele não é muito difundido no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.