Câmeras digitais com wi-fi – Preços, Melhor Modelo e Marca

Hoje em dia já existem modelos de câmera digital com wi-fi a preços populares, devido o avanço da tecnologia está cada vez mais comum encontrar máquinas de fotografia digital com este recurso que antes só existia em impressoras, celulares e notebooks. Se você procura por modelos de câmeras digitais com a função wi-fi mas não encontrou um a seu gosto, estaremos listando aqui as melhores marcas e modelos de câmera digital com wi-fi disponível.

Para quem tem o costume de enviar fotografias recém-capturadas para a web, a ST80, da Samsung, pode agilizar o processo. Com conectividade wireless, a câmera consegue subir arquivos para os serviços YouTube, Facebook e Picasa – também é possível transferir dados pelos protocolos DLNA e Bluetooth. A operação da máquina se dá quase em totalidade através do LCD sensível ao toque, com três polegadas, com tempo de resposta e precisão melhores que a média das telas de tecnologia resistiva. O zoom da objetiva é de três vezes, começando na distância focal de 35 mm equivalentes. A ST80 tem 14,2 megapixels de resolução e 499 reais de preço.

Entre as características de destaque da ST80 está o visor de cristal líquido sensível ao toque. Com 3” e tecnologia resistiva o dispositivo apresentou precisão, mesmo na hora de digitar no teclado qwerty virtual. A tela toma praticamente toda a parte traseira, com exceção de suas bordas texturizadas. A navegação entre os menus também é um ponto positivo, bastante simples.

Com massa de somente 123 gramas, a ST80 figura entre as mais leves câmeras digitais testadas no INFOlab. Infelizmente, isso se deve ao material plástico empregado no seu corpo, passando sensação de baixas resistência e durabilidade. Consideramos o posicionamento do flash e da objetiva propícios, já que estão relativamente distantes doe onde os dedos ficam (se é que podemos dizer isso sobre uma diminuta compacta dos dias de hoje). O compartimento da bateria de íons de lítio também comporta a entrada do cartão de memória – cujo uso a Samsung faz questão de dificultar, empregando microSD, ao invés de um SD de dimensões tradicionais.

O fator de zoom desta câmera é de três vezes, com início em 35 mm e com extensão até a teleobjetiva curta 105 mm (equivalentes). Neste aspecto, a fabricante coreana vai contra a corrente, já que a grande maioria das máquinas digitais da atualidade busca aumentar sua faixa grande-angular. De fato, gostaríamos que a objetiva tivesse comprimento focal mínimo de 28 milímetros para baixo, dessa forma, fotografar interiores seria tarefa mais fácil. A abertura máxima da lente é desde f/3.3 (sem zoom) a f/5.5 (com zoom no talo).

Para se conectar à internet, a ST80 se utiliza do padrão Wi-Fi e, através de alguns toques no LCD, é possível acessar a rede local. Infelizmente, toda vez em que adentramos a interface de compartilhamento de arquivos, é necessário refazer a conexão. Além dos já referidos YouTube, Facebook e Picasa, a câmera pode mandar arquivos por e-mail, para o Photobucket e o Samsung Imaging, serviço proprietário da companhia. Um dos pontos negativos nos recursos é a restrição na duração dos vídeos, de 30 segundos.

Entre os modos de operação da máquina, estão programa, cena e “ajuste inteligente”, que nada mais é que o totalmente automático. As configurações de sensibilidade ISO variam de 80 a 4800. As imagens só são utilizáveis, de fato, quando o ISO está em 1600 ou menos – acima disso, a granulação se torna extremamente prejudicial à qualidade da fotografia. O vídeo suportado pode ser 720p, VGA ou 320×240, sempre filmado em taxa de 30 quadros por segundo.

Outros recursos da ST80 incluem reconhecimento facial e de sorrisos. Algo que nos agradou foi o chamado “Smart Face Recognition”, pelo qual a câmera consegue gravar rostos e organizar arquivos conforme a presença deles. A máquina possui saída de vídeo miniHDMI.

A conectividade por diferentes padrões (DLNA, Wi-Fi e HDMI) e a facilidade touchscreen do visor LCD fazem da ST80 uma câmera atualizada. Por outro lado, a qualidade de fotos e vídeos tirados com a máquina é questionável, trazendo o fator preço para o real centro da discussão. E, neste quesito, a Samsung mandou bem: por R$ 499, é difícil de encontrar competidores tão à par das novidades no mundo de câmeras fotográficas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.