BOLSA FAMÍLIA 2014 INSCRIÇÃO

Inscrição para Recadastramento do Bolsa Família 2014 ocorrerá a partir do dia 1 de janeiro segundo informações do Governo Federal, já que famílias que possuam mais de dois anos sem se recadastrar terão que efetuar nova inscrição no Bolsa Família 2014.

O que é a revisão cadastral?

A Revisão Cadastral é a nova rotina do Programa Bolsa Família que visa impossibilitar o pagamento do benefício para famílias cujos cadastros estejam desatualizados há mais de 2 (dois) anos. Dessa forma, os benefícios associados a cadastros não atualizados nos últimos 2 (dois) anos serão automaticamente bloqueados e posteriormente cancelados caso não seja feita a atualização do cadastro da família.

Qual a diferença entre em revisão cadastral e atualização cadastral?

Atualização Cadastral é um processo que deve ser feito de forma contínua e permanente pela gestão municipal sempre que as informações das famílias se modificarem ou quando esgotar o prazo de 24 meses, desde a última atualização dos dados no CADÙNICO.

Já a Revisão Cadastral é destinada apenas às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que estão com seus cadastros desatualizados, ou seja, sem qualquer atualização ou revalidação há mais de 24 meses.

Qual o público-alvo da Revisão Cadastral de 2014? Como foi elaborada a lista de famílias que precisarão atualizar seus cadastros?

Em 2014, o público-alvo da Revisão Cadastral é composto por todas as famílias que, em 31/12/2013, estavam há mais de dois anos sem nenhuma atualização cadastral.

Adiante, na Instrução Operacional Nº 53, podem ser obtidos mais detalhes sobre como obter a lista de famílias da revisão cadastral, como acompanhar o andamento da Revisão Cadastral.

Qual o prazo estabelecido para que as famílias atualizem seus cadastros a fim de evitar o bloqueio do benefício do PBF pela Revisão Cadastral?

O período de Revisão Cadastral é agendado de acordo com o final do NIS do Responsável Familiar, sendo maio o mês de referência para a atualização cadastral das famílias com o final de NIS 1 e 2, junho o mês de Revisão Cadastral das famílias com final de NIS 3 e 4, no mês de julho estão programadas as famílias de NIS final 5 e assim sucessivamente.

Com o atraso no início da Revisão Cadastral 2014, visto que a Revisão Cadastral 2011 teve o seu prazo prorrogado, o calendário foi reorganizado para que a distribuição das famílias ocorresse nos oito meses do prazo para atualização cadastral dessas famílias.

Já o período de validade do benefício termina em 31 de dezembro, para todas as famílias beneficiárias. Após essa data, é que os benefícios ficam sujeitos a bloqueio.

ATENÇÃO: Tendo em vista o processo de transição da gestão municipal e considerando as dificuldades para aquisição das senhas do Cadastro Único e SIGPBF, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deve prorrogar o prazo de revisão dos cadastros das famílias beneficiárias do PBF para 28 de março de 2014. Após essa data, as famílias que ainda não tiverem atualizado suas informações cadastrais terão o benefício cancelado.

A lista analítica com a quantidade e as informações individuais de cada uma das famílias com benefícios bloqueados pela Revisão Cadastral dos municípios está disponível no SIGPBF, na funcionalidade “Upload/Download de arquivos”.

O que é o mês da Revisão Cadastral?

O período de Revisão Cadastral é agendado de acordo com o final do NIS do Responsável Familiar, sendo maio o mês de referência para a atualização cadastral das famílias com o final de NIS 1 e 2, junho o mês de Revisão Cadastral das famílias com final de NIS 3 e 4, no mês de julho estão programadas as famílias de NIS final 5 e assim sucessivamente.

Com o atraso no início da Revisão Cadastral 2012, visto que a Revisão Cadastral 2011 teve o seu prazo prorrogado, o calendário foi reorganizado para que a distribuição das famílias ocorresse nos oito meses do prazo para atualização cadastral dessas famílias.

Já o período de validade do benefício termina em 31 de dezembro, para todas as famílias beneficiárias. Após essa data, é que os benefícios ficam sujeitos a bloqueio. Veja abaixo a sugestão de quando as famílias devem procurar a prefeitura para atualizar suas informações cadastrais:

Calendário de Revisão Cadastral 2014 Final de NIS Mês de Revisão Cadastral
1 e 2 Maio
3 e 4 Junho
5 Julho
6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro

IMPORTANTE:

Os municípios não precisam efetuar a atualização apenas no mês de revisão cadastral. Esse mês é apenas referência para que as famílias possam ser informadas de que precisam fazer a atualização cadastral antecipadamente.

Como obter a listagem de famílias?

A listagem das famílias que foram selecionadas para o processo de Revisão Cadastral em 2011 foi disponibilizada para acesso pelo município, na área de download do SIGPBF.

Foi gerado um arquivo para cada município com a lista de famílias selecionadas para o processo de Revisão Cadastral 2012, naquele município. Esse arquivo estará disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF), que pode ser acessado através do Portal do MDS em:

www.mds.gov.br > Bolsa Família > SIGPBF – Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família

Nessa tela clique no link “Acesse aqui o SIGPBF”

Após acessar o SIGPBF, o usuário deverá clicar no menu “Administrativo – Transmissão de Arquivos – Upload/Download de arquivos”.

Logo após, na pasta raiz, o usuário deverá clicar na subpasta “Revisão Cadastral 2014” e localizar o arquivo com a listagem de famílias de seu município. Em seguida, o usuário deve salvar uma cópia dessa lista, clicando no ícone de download do arquivo.

Para saber mais sobre o Bolsa+Família+2014+Inscrição acesse o portal do MDS: www.mds.gov.br > Bolsa Família

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.