Os benefícios do ovo

Ele já foi e ainda é considerado por muitos o grande vilão para uma boa alimentação. Mas já está na hora de desmistificar as histórias e as crenças populares a respeito desse alimento tão nutritivo e que pode fazer um bem enorme para a saúde. Uma pesquisa mostrou que o brasileiro, come em média, 162 ovos por ano e isso dá quase 1 ovo a cada dois dias. Ele é tão importante que já tem o seu próprio dia, O Dia Mundial do Ovo, que neste ano será no dia 11 de outubro.

Os benefícios do ovo

Os benefícios do ovo

Os que ainda se arriscam a comê-lo preferem apenas a clara, pois é fonte riquíssima em proteína e não possui colesterol. Mas se engana quem pensa que a gema só tem pressão alta para oferecer. Apenas, das 6,5 gramas de ovo, as proteínas se encontram em 3,8 gramas da clara e 2,7 gramas da gema tem proteína. Ou seja, quem acha que está consumindo toda a proteína que o ovo pode oferecer ingerindo apenas a clara está perdendo quase metade do potencial que esse alimento pode dar.

                Existe uma substância no ovo pouco conhecida por nós chamada de colina. Ela é necessária para realização de diversas funções do organismo como no funcionamento das células, do fígado e no transporte de nutrientes. Nosso corpo consegue produzi-la, mas não em quantidades suficientes para manter as funções para as quais ela é fabricada. Por isso é importante a ingestão dessa substância, que faz bem para o cérebro e pode evitar doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer. A colina está presente apenas na gema.ovo 1

Para quem gosta de fazer musculação, ingerir ovo com frequência é essencial. Durante o treino, especialmente o de carga, ocorrem algumas pequenas lesões no músculo. Essas microlesões são reparadas durante a noite enquanto estamos dormindo. A albumina, uma proteína presente nos ovos, ajuda na reparação tecidual.

Sabe aquele mito de “ovo engorda”? Pode tirar isso da sua cabeça, pois o ovo só possui um pouco mais que 70 calorias. É o mesmo que abrir um pacote de biscoito recheado, só por desespero, e comer apenas um. O ovo só tem apenas 37,4% de gorduras ruins ou também chamadas de saturadas. A sua maioria, 46% são monoinsaturadas, a mesma presente no azeite de oliva e 16% são poli-insaturadas como temos no ômega 3 e 6.

ovo

E agora vem a informação mais difícil de acreditar: o ovo pode ajudar na perda de peso. A Universidade do Estado de Louisiana realizaram um experimento com 152 pessoas. A metade comeu dois ovos todos os dias no café da manhã e o outro grupo comeu pão francês. Após 8 semanas foi constatada uma perda de peso de 65% naqueles que estavam ingerindo ovo em comparação com quem comia pão no café da manhã. Isso acontece porque quem come o rejeitado ovo pela manhã sente mais saciedade durante o dia e ingere menos alimentos.

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