Acesso a redação corrigida do Enem 2012 MEC

Muitos alunos tiveram problemas em 2012 referentes ao acesso a correção da redação do enem 2012, isso porque muitos alunos contestaram a avaliação das redações feita pelo MEC e inclusive entraram na justiça para exigir a leitura da redação enem 2012. 

Um assunto que gerou polêmica no Enem 2012 foi a questão dos candidatos terem ou não acesso a redação corrigida. No edital do Exame não constava a possibilidade de o candidato recorrer da nota conquistada na redação. As redações do ENEM são corrigidas por três pessoas. Inicialmente, dois corretores analisam a prova e, se houver discrepância superior a 300 pontos nas notas que cada um atribuiu à redação, um terceiro corretor é chamado para decidir a questão e dar a nota final.

Devido às restrições impostas a respeito do acesso a redação, muitos estudantes quiseram protestar e procuraram na Justiça o direito de ter o desejado acesso. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a Justiça recebeu 122 pedidos de acesso às redações do ENEM. Entre esses, 79 pediram revisão das notas. O número de pedidos e a pressão foram tão grandes que o Ministério decidiu dar acesso a todos.

No entanto, desses 79 candidatos que pediram a revisão das notas da redação do ENEM 2012, apenas dois tiveram a nota alterada. O MEC prestou alguns esclarecimentos à Justiça, dizendo que até o ano de 2011 não haviam ferramentas digitais disponíveis para o acesso as redações de todos os 4 milhões de candidatos que realizam a prova.

Vale lembrar que o MEC afirmou que os candidatos foram informados a respeito das possíveis e eventuais alterações e que o pedido de vista das notas da redação não é uma certeza de que o estudante poderá recorrer da nota obtida.

Como ver a minha redação do enem 2012: o acesso a redação não está autorizado pelo MEC.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.